Foi realizada na tarde de hoje (26), na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), a terceira reunião da Comissão de Ajuste do Plano Municipal de Educação (PME) de Rio Bonito. Composta por representantes do poder público municipal, de escolas municipais, estaduais e particulares do município, da Faculdade Cenecista de Rio Bonito (Facerb), da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Municipal de Educação e de representantes da sociedade civil, entre outros, a junta analisou e aprovou, de forma consensual, o regimento interno e o calendário das atividades a serem realizadas pela comissão até o final do mês de junho, data limite para o novo PME entrar em vigor.  No encontro, no qual também foi apresentada e analisada uma minuta do diagnóstico do ensino educacional do município (que segue em processo de elaboração), a secretária de Educação, Lucy Teixeira, foi eleita presidente da comissão.

A implementação de um novo Plano Municipal de Educação (o atual foi instituído em 2009, pela lei municipal 1669) se dá diante da necessidade de adequação às metas estabelecidas pela lei federal 13.005, de 2014, responsável por instituir o atual Plano Nacional de Educação.

“É muito importante a participação da sociedade civil no processo de elaboração do novo Plano Municipal de Educação de Rio Bonito. Convidá-la para fazer parte do grupo que compõe a comissão é a melhor forma de garantirmos total transparência às atividades desenvolvidas e às decisões aqui tomadas”, destacou a responsável pela pasta da educação municipal, recém eleita presidente da comissão, logo após ressaltar que o grupo ainda está aberto à participação de qualquer pessoa que demonstre interesse pela causa. “A presença de lideranças religiosas também é importante neste momento. Iremos formalizar o convite”, concluiu.

A Comissão de Ajuste do Plano Municipal de Educação se reunirá novamente na próxima quinta-feira (2/4).

Por Rodrigo Stutz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *