Crédito: Alfonso Martinez

Tiveram início, essa semana, as obras de pavimentação da Estrada Osvaldo Lemos, no Cajueiro, referentes ao Programa Somando Forças, do Governo do Estado. Os serviços incluem sistema de drenagem, asfaltamento e construção de meiofio e calçada. Na próxima semana, é a vez do bairro da Jacuba ser beneficiado pelo repasse da verba estadual, que irá garantir toda a sua pavimentação. Em breve, a Avenida Gregório Pinto, na Mangueira do Rio do Ouro, também receberá as obras de infraestrutura.

Até o momento, a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Rio já direcionou suas ações para os bairros de Marajó, São José de Braçanã, Lavras, Granja, Viçosa, Parque Andrea e Green Valley. Neste último, que ganhou 6,5 km de asfalto, as obras estão em fase final, restando apenas a finalização da construção de meiofios e calçadas e de alguns reparos.

De acordo com a prefeita Solange Almeida, as obras são fruto da boa relação estabelecida entre a atual gestão e os governos estadual e federal.

– Hoje, Rio Bonito e toda nossa região passam por um momento complicado, devido à desaceleração das obras do Comperj, o que gerou uma significativa queda de arrecadação. No entanto estamos nos esforçando para garantir que nenhuma obra conquistada seja perdida, e nenhum serviço público deixe de ser fornecido com qualidade. Os bairros do Green Valley, Jacuba e Cajueiro aguardavam há anos pelo asfalto, o que, finalmente, está se tornando realidade. Mas nosso esforço não para por aqui, pois sabemos que temos muitos outros lugares para alcançarmos. Faremos isso de forma gradativa, dentro de nossas possibilidades financeiras – acrescentou.


Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Flávio Fernando Pereira, das 39 vias do município que fazem parte do projeto, 24 já receberam a pavimentação.

– Até o final do contrato do programa Somando Forças, o Governo do Estado irá repassar mais de 21 milhões de reais ao município. Ao todo, serão mais de 23 km de ruas asfaltadas, o que já está proporcionando mais dignidade e qualidade de vida aos moradores dessas localidades. A lama e a poeira estão virando coisas do passado nesses bairros – destacou.

Moradora do Green Valley há mais de 14 anos, a diarista Norma Brito, de 46 anos, afirmou que o bairro aguardava ansiosamente pelas obras de pavimentação.

– Nos dias de sol, eu mal abria as janelas por causa da poeira. Para amenizar a situação, tínhamos que molhar a rua. E quando chovia, se formava muita lama. As obras vieram em ótima hora! – vibrou.

A chegada do asfalto também vem impulsionando o comércio do bairro, já que mais pessoas passaram a freqüentá-lo, devido à facilidade de acesso. È o que afirma o motorista de ônibus e também morador local, Darcy Dutra (50).

– A pavimentação da região representa mais qualidade de vida e dinheiro no bolso dos pequenos comerciantes do bairro. A Praça do Green Valley, que reúne estabelecimentos comerciais no seu entorno, passou a ser mais freqüentada com o fim da poeira e da lama – frisou.

Durante a atual gestão, diversas ruas do município já receberam obras de recapeamento, referentes a outro programa do Governo do Estado, o Asfalto na Porta. No total, mais de 15 Km foram recuperados, o que proporcionou uma significativa melhora na mobilidade urbana.

Por meio de convênios assinados com o Governo Federal, também estão sendo construídas, no município, sete unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e duas creches.

 

Por Rodrigo Stutz

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *