Dentro de alguns meses, os moradores do bairro do Catimbau, na zona rural do município, serão beneficiados com a instalação de uma unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) na localidade. Com 164m², o modelo assistencial de Atenção Básica contará com os serviços de clínico geral, odontologista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário. Os profissionais serão responsáveis por desenvolver ações de saúde de acordo com as necessidades da população local.

De acordo com o secretário de Saúde, Anselmo Ximenes, o modelo da ESF favorece a aproximação da rede municipal de saúde com as famílias das localidades em que as unidades são instaladas.

– Com a implantação deste modelo assistencial, procuramos suprir todas as demandas possíveis dos moradores, para que eles não precisem deixar seus bairros para serem atendidos. Ações como mapeamento da área e dos equipamentos sociais presentes nesse território, cadastramento e acompanhamento das famílias, marcação de consultas médicas, realização de procedimentos médicos e de enfermagem e elaboração de campanhas de promoção à saúde e prevenção de doenças são algumas das atividades realizadas pela equipe da ESF – destacou.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica.

Hoje o município conta com 21 unidades em funcionamento e seis em construção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *