Os pacientes do Centro de Saúde do Coração, localizado na Mangueirinha, foram presenteados, na manhã da última terça-feira (20), com as palestras do médico mastologista do Ambulatório Municipal Manoel Loyola Júnior, Luís Augusto Santana e da psicóloga Kely Rodrigues, diretora científica do Grupo de Estudos e Saúde Feminina do Rio de Janeiro (GESF). A iniciativa faz parte da Campanha Outubro Rosa, movimento internacional de incentivo à prevenção e combate ao câncer de mama, que pelo terceiro ano consecutivo conta com a participação da Prefeitura Municipal.

De acordo o mastologista, o câncer de mama é a segunda patologia oncológica feminina, e só perde para o câncer de pele em termo de incidência.

– A previsão do Inca para 2016 é de 60 mil casos no Brasil, enquanto nos Estados Unidos é de 230 mil, ou seja, já se tornou uma epidemia. Infelizmente esta doença pode levar o paciente à morte, por isso temos que combatê-la de todas as formas possíveis – explicou.

Ainda segundo o médico, embora a incidência da doença seja menor em mulheres que possuem hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas e que não fumam e não bebem, a mamografia seriada é altamente necessária para todos os casos.

– Muitas vezes, o autoexame não é suficiente para detectar alguma alteração na mama. Por isso, afirmo que a mamografia realizada uma vez por ano é a melhor maneira de se realizar um diagnóstico e prognóstico da doença de forma precisa. Descoberta no início, as chances do tratamento ser eficaz são bem maiores – concluiu.

Iniciada em 1997, nos Estados Unidos, a ação, que ganhou o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância do diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença e tem como símbolo um laço rosa, também se faz presente no município com a intensificação das atividades relacionadas à saúde da mulher em todas as unidades de saúde, que acontecerá durante todo o mês de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *