Com o objetivo de informar a sociedade sobre o HIV, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e as hepatites virais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta terça-feira (3), na FGC Engenharia, uma ação referente à campanha “Novembro Azul”, que tem objetivo conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigos do câncer de próstata.

Para esclarecer aos homens sobre as questões de cuidados da saúde e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, o evento contou com a participação de Michele Lessa, coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Segundo Lessa, no município, aumentou bastante os casos de pessoas com as doenças.

– Na maioria das vezes, isso é reflexo do paciente que apresenta os sintomas da doença e não procura por um tratamento logo cedo, ou de um determinado público que não é totalmente informado sobre este assunto e suas prevenções. As DST são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso da camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas – explicou.

Para diminuir e controlar este número de pacientes infectados, a coordenadora explicou sobre o teste rápido, um exame que indica se o paciente contraiu o vírus do HIV ou sífilis, que é realizado no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Junior, às segundas-feiras, das 9h às 12h.

– O exame é realizado em uma sala e o resultado é mantido sob total sigilo. O acompanhamento deste exame é feito a cada seis meses. Para mais informações, o paciente deve procurar um posto de saúde mais próximo ou a equipe do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, no Ambulatório Loyola, de segunda à quinta-feira, das 8h ás 16:30h – acrescentou.

Durante o evento, também foram realizados exames como HGT, medição de glicose e pressão arterial. Os pacientes que apresentaram resultados alterados foram encaminhados ao endocrinologista e cardiologista, que atendem no Centro do Coração.

Por Adilson Feliciano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *