Foi realizado na manhã desta segunda-feira (14), no Esporte Clube Fluminense, no Centro, o Seminário Regional de Alfabetização, referente ao Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC), do Governo Federal. A ação foi promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os municípios da Região Litorânea.

Durante o encontro, o público presente pôde prestigiar a palestra “Ciclo de Alfabetização no estado do Rio de Janeiro e a formação continuada de professores alfabetizadores”, ministrada pela doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UFRJ, Elaine de Souza e um debate sobre o tema “Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização”.

O evento é uma culminância do curso de capacitação oferecido pela Prefeitura Municipal aos professores do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, durante o ano, cujo objetivo é desenvolver ações que estimulem a ação reflexiva do corpo docente sobre o tempo e o espaço escolares.

Cinco princípios centrais orientam a proposta: Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais; Integração entre os componentes curriculares; Foco na organização do trabalho pedagógico; Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento e Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *