Foi realizada na noite da última quinta-feira (10), no Colégio Municipal Maurício Kopke, na Caixa D’Água, a aula inaugural deste semestre dos cursos de Educação Especial, oferecidos pela Prefeitura Municipal (PMRB), por meio da Secretaria de Educação, de forma gratuita. Cerca de 270 alunos novos estão matriculados.

O evento contou com a presença da palestrante Ludmila Faria, mestranda em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do curso “Sensibilizando e Acessibilizando o Ambiente de Trabalho”. A palestrante abordou a sensibilização dos ambientes de trabalho, a questão da acessibilidade na sociedade e a legislação específica, entre outros temas. Na ocasião, também foram apresentados aos novos alunos, o objetivo de cada curso e o currículo dos professores.

Presente na cerimônia, a secretária de Educação, Viviane Spíndola, fez questão de agradecer à coordenação e aos professores do curso, por toda a dedicação e à prefeita Solange Almeida, por sempre ter incentivado a iniciativa no município.

– Trabalhar na Educação Especial/Inclusiva é um desafio diário, um grande aprendizado. Já trabalhei com alunos com necessidades especiais e sei que não é fácil, porém muito gratificante e prazeroso. Então sejam todos muito bem vindos e aproveitem esta oportunidade – acrescentou, dirigindo-se aos novos alunos.

A coordenadora dos cursos, Ayla Bragança, também fez questão de agradecer à prefeita e à responsável pela pasta da Educação, pela credibilidade e confiança depositada na equipe que coordena as aulas.

– Também faço questão de agradecer à Secretaria de Comunicação Social e à secretária Fátima Mendonça, pela cobertura do evento, e à diretora do Colégio Maurício Kopke, pela parceria firmada com nossa equipe – complementou.

Além do curso Sensibilizando e Acessibilizando o Ambiente de Trabalho, a PMRB também conta com os cursos “Descobrindo o mundo através da LIBRAS”, “LIBRAS” (4 módulos), “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, “Deficiência Intelectual” e “Deficiência Visual”. A iniciativa tem por objetivo qualificar profissionais para atender pessoas com necessidades educacionais especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *