Terminou, na última sexta-feira (11), na Escola Municipal Serra do Sambê, cujo bairro atende pelo mesmo nome, a Semana de Mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, promovida pelas equipes das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, sob a coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A ação, que faz parte do programa federal Saúde na Escola (PSE) e acontece anualmente, teve como tema “Comunidade Escolar mobilizada contra o Aedes Aegypti”.

De acordo com a coordenadora do programa, Daniele Azevedo, o foco da iniciativa, que teve início no último dia 7 e passou por diversas escolas da rede municipal, foi a prevenção e a conscientização sobre o tema.

– O PSE foi instituído em 2007, mas o município só começou a compactuar com suas ações em 2013, no primeiro ano da atual gestão. Diante do risco eminente de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, o Governo Federal decidiu abordar este tema em 2016. Outras ações do programa também são desenvolvidas nas escolas, durante o ano, como a promoção da saúde bucal, verificação de vacinas, aferição de peso e estatura, palestras sobre alimentação, entre outras – explicou.

A articulação entre as escolas e a Rede Básica de Saúde é a base do PSE, que visa integrar as áreas da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e das políticas públicas no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *