O secretário de Saúde de Rio Bonito, Matheus Neto, juntamente com uma equipe técnica da superintendência de Atenção Especializa, Controle e Avaliação da Secretaria de Estado de Saúde (SAECA) visitaram as dependências da Clínica RB Imagem, que funciona no Centro, com objetivo de credenciar o local para a realização de exames de imagem importantes para prevenção de doenças, como densitometria óssea, exame que avalia e diagnostica casos de osteoporose ou de doenças que atingem os ossos; ultrassonografia, que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo; tomografia computadorizada, mamografia digital, além de ressonância magnética e radiologia.

Segundo o secretário, o credenciamento dessa nova clínica tem o objetivo de melhorar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Matheus Neto explicou que todos esses serviços estarão à disposição da população a partir do início do próximo ano. Além da praticidade dos moradores fazerem os exames no próprio município, a prefeitura vai economizar tempo e dinheiro com o deslocamento de veículos para transportar pacientes para obter esse serviço em outras cidades.

No momento em que várias campanhas como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” que chamam a atenção da população para o combate ao câncer de mama, comum entre as mulheres, e o câncer da próstata, que acomete principalmente os homens, o aumento de ofertas de exames de imagem é fundamental para o combate da doença. Com a mamografia por exemplo, o médico consegue detectar de forma precoce o câncer de mama nas mulheres que possuem ou não os sintomas da doença.

“Com o credenciamento dessa nova clínica, pensamos em duas coisas: conforto e custo. Além da economia de recursos públicos, também aumentaremos o acesso da população a esses exames, que são fundamentais para a prevenção de doenças, que agora podem ser feito no próprio município”, afirma Matheus Neto.

Texto: Denilson Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *