O ônibus do Hemorio estará de volta em Rio Bonito na próxima quinta-feira, 23, data em que se comemora o Dia do Doador de Sangue. A ação mais uma vez vai ser realizada na Praça Astério Alves de Mendonça, no Centro, das 9h às 15h.

Se na primeira passagem do ônibus itinerante pela cidade foi um sucesso, tendo coletadas 78 bolsas de sangue, a expectativa agora é que o número de doadores chegue ao mínimo a 100.

“A nossa expectativa para o dia 23 é chegar a 100 doadores. O nosso estoque continua baixo. Estamos fazendo essa campanha por conta do Natal, onde os pedidos aumentam, por isso é muito importante que as pessoas compareçam”, explicou a Coordenadora do Hemonúcleo municipal, Mônica Jesus Dias.

O hemonúcleo completou, este ano, 23 anos de existência e atende ainda cidades próximas como Tanguá e Silva Jardim, no entanto a maioria do sangue coletado segue para atender a demanda do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito. O baixo estoque se deve a necessidade mensal de aproximadamente 200 doadores.

Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter nenhuma doença crônica, não fazer parte de nenhum grupo de risco e consumir alimentos não gordurosos. Se alguém foi vacinado contra a febre amarela tem que esperar um intervalo de quatro semanas. Em casos de cirurgia de porte médio deve ser respeitado um período de seis meses, enquanto as pessoas que fizeram tatuagens ou transfusões de sangue devem esperar um ano para fazer a doação.

A coleta na sede do Hemonucleo é feita de segunda a sexta de 8h as 11h30, na Rua Martinho de Almeida 222, Mangueirinha, atrás do Ambulatório Loyola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *