Alunos de três escolas do município participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), elaborado pela Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ), nessa quinta-feira (7). A formatura, realizada na Primeira Igreja Batista, no Centro, contou com a presença do secretário de Educação Délio César Moraes, do secretário de Gestão e Ordem Pública, Marcio Soares, do Diretor do Departamento de Trânsito, Lucinei de Souza Penco, policiais militares, diretores das escolas, professores e pais de alunos, entre outros.

Durante 10 semanas, 231 estudantes do 5° ano das escolas municipais Kingston G. de Souza Motta, Raubino Pereira Mesquita e do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça participaram do programa, que estimula os jovens a buscar mais qualidade de vida, livre das drogas e da violência. Essa é segunda formatura do programa em Rio Bonito este ano.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, educadores, estudantes, pais e a comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.

“Envolvemos cerca de 440 alunos nas duas etapas do programa realizado este ano no município. O combate às drogas é uma ação contínua que deve ser feita todos os dias nas escolas e nas casas de cada um de nós. São ensinamentos que devemos passar para os amigos, familiares e vizinhos”, afirmou a secretário de Educação.

No final da formatura, os alunos receberam um certificado de conclusão do curso, ofertado pelos policiais instrutores Arnaldo e Washington, responsáveis pelo PROERD no município.

“A manutenção desse programa é muito importante para contermos a expansão da violência no município. É através das drogas que são cometidos crimes, roubos, assaltos, seqüestros, enfim, a violência começa pelo consumo de drogas. Portanto, é fundamental que iniciativas como essas façam parte cada vez mais do cotidiano desses jovens”, garante o prefeito José Luiz Mandiocão.

Reportagem: Denilson Santos

Fotos: Galileu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *