Rio Bonito já vive o clima do carnaval. O bloco Desbloqueia pediu passagem e desfilou pelas ruas do centro da cidade, nessa quinta-feira (8) levando alegria e muita animação para pedestres e lojista que prestigiaram os foliões. O bloco, que desfila pelo segundo ano consecutivo, é formado por usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), moradores das residências terapêuticas e profissionais da área de saúde, como psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, entre outros.  Antes de começar o desfile, o professor de Educação Física, Thiago Vieira,  do Projeto MAIS (Movimento, Ação, Interação e Saúde), desenvolvido para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente dos usuários das ESFs (Estratégia Saúde da Família), fez um aulão de dança, para aquecer os foliões.

O cantor Andrezinho Shock, autor do hino oficial do bloco, comandou o desfile que teve muito samba enredo, marchinhas de carnaval e também muito funk, entre outros ritmos. Segundo a Coordenadora do Programa de Saúde Mental, Ana Célia D’Avila, o  desfile é uma forma de promover a inclusão, socialização e o desenvolvimento da autoestima dos usuários.

O Desbloqueia não foi o único bloco a “pedir passagem” nessa quinta-feira. Os Agentes de Endemias da secretaria de Saúde também colocaram o bloco na rua. O enredo é o mesmo dos últimos anos: o combate a dengue. a Zika e aChikungunya. Para não esmorecer na briga contra o mosquito Aedes aegypti, eles decidiram dar um clima de carnaval às campanhas de prevenção à doença.   Os agentes destribuiram panfletos e tiraram dúvidas sobre os cuidados para se evitar a doença. Com a chegada da época do calor e do período chuvoso, todo cuidado é pouco para não deixar água parada em casa. O pneu que ficou esquecido no quintal, o vaso de planta na varanda ou, até mesmo, a calha de escorrimento de água no telhado podem ser locais propícios para a proliferação do mosquito.

Texto: Denilson Santos

Fotos: César Augusto Galeão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *