A secretaria de Saúde de Rio Bonito, através da coordenação do Programa do Idoso, fez uma capacitação para utilização da Caderneta de Saúde do Idoso, coordenada pela área técnica da secretaria de Estado de Saúde, nesta terça-feira (13), das 9 às 13 horas, no Centro Odontológico (CORB), na Mangueirinha. O evento contou com a participação de profissionais da área de saúde, como técnicos de enfermagem e assistentes sociais, entre outros.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. É um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de saúde, quanto pelos idosos por seus familiares e cuidadores. É muito importante que seu preenchimento se dê por meio de informações cedidas pela pessoa idosa, por seus familiares e/ou cuidadores, para compor o Plano de Cuidado, a ser construído em conjunto com os profissionais de saúde.

A Caderneta permitirá o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para seu autocuidado. O preenchimento da Ficha funciona como instrumento de avaliação multidimensional e de monitoramento da saúde do idoso.

Texto: Denilson Santos

Fotos: César Augusto Galeão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *