Os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Rio Bonito, participou do curso gratuito de Atendimento de Múltiplas Vítimas e Segurança Viária, realizado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá, na segunda-feira (14/05). O evento, realizado pelo programa Capacita Mais Samu, é destinado para profissionais da área de Saúde e contou com palestras na parte da manhã e realização de simulado prático à tarde.

A abertura do evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde de Maricá, Simone Costa,  e da médica do Samu Maria Emília, que falou sobre a instituição. Logo depois, o enfermeiro do Samu Hans Bossan fez a apresentação do tema “Método Start Atendimento e Múltiplas Vítimas”, falando sobre a importância da classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência. Em seguida, às 10h30, o tema “Extricação” (corte e desmontagem do carro até que se permita a retirada da vítima) foi desenvolvido pelo técnico de enfermagem do Samu Renan Monteiro, que explicou sobre o processo de retirada em segurança da vítima de dentro de um veículo.

Dando prosseguimento às palestras, às 11h, o Cabo PM Rafael Nunes Cortes abordou o tema Convívio Social, e, às 11h30, o Cabo PM e Instrutor de curso de Patrulheiro Rodoviário, Leonardo Matoso, falou sobre a importância do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPVR) no auxílio em ocorrências do Samu em vias públicas. E, às 12h, encerrando a parte teórica, o Major Bombeiro e comandante do destacamento de Maricá, Anderson Gomes abordou o tema “Análise de Percepção de Risco”.

Após a pausa para o horário do almoço, às 14h, o treinamento retornou para a realização do simulado com a atuação da equipe do Samu que mostrou na prática como deve ser realizado o salvamento de vítimas ocasionadas por um acidente entre ônibus e carro.

“Esse curso é muito importante, pois tem a finalidade de capacitar o profissional da área da saúde no atendimento em Acidentes de Múltiplas Vítimas. Todo e qualquer profissional dessa área tem obrigação de ter conhecimento do atendimento à múltiplas vítimas, pois o infortúnio pode ocorrer bem próximo. O despreparo neste momento significa vidas em risco e, muitas vezes, mortes que poderiam ser evitadas”, afirmou o Coordenador do Samu de Rio Bonito, Claudionor Júnior, que participou do curso, juntamente com sua equipe de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *