A secretaria de Promoção Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Iperó (CREAS), realizou uma ação de mobilização e conscientização nessa sexta-feira (18),  “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A ação, que aconteceu na escola municipal Maurício Kopke,  contou com a participação de integrantes da primeira turma do projeto Guarda Mirim – Voando Alto, que atende cerca de 30 crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, com aulas de educação para o trânsito, noções de primeiros socorros, ética e civismo, educação antidrogas e defesa pessoal.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Segundo o Disque 100, principal canal de denúncia a respeito de violações dos direitos humanos, em 2017, foram mais de 20 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Reportagem: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *