O Departamento Geral de Trânsito de Rio Bonito realizou uma campanha educativa neste sábado (22), a partir das 10 horas, na Praça Fonseca Portela, no Centro, alusiva as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nessa Ação foram distribuídos panfletos com orientações sobre prevenção de acidentes e atitudes corretas no trânsito.  Os motociclistas foram informados sobre  a obrigatoriedade e a importância do uso do capacete para o condutor e passageiros, das penalidades, como multas e suspensão de dirigir, além de Infração Gravíssima e 07(sete) pontos na carteira.   Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade  “Nós somos o trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e segue as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

Este ano também foi lançada em Rio Bonito a Campanha Educativa “Trânsito Legal”, em parceria entre a secretaria de Gestão e Ordem Pública e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que vem percorrendo as escolas do município fazendo uma mobilização sobre a conscientização do trânsito, inclusive com a participação de estudantes e da Guarda Mirim.

“Nós lançamos a campanha “Trânsito Legal” para fazer uma reeducação no trânsito em Rio Bonito, principalmente em relação ao não uso de capacete e cinto de segurança, além do desrespeito da faixa de pedestres, que são as inflações previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). O município registrou, no decorrer desse ano, muitos acidentes, principalmente de motos, alguns com óbitos. Temos que mudar essa realidade. O propósito da campanha é conscientizar, principalmente os adolescentes, para despertar a consciência que eles precisam ter sobre o trânsito e multiplicar essas informações”, explica o Diretor do DEGETRAN, Lucinei de Souza Penco.

Campanha o ano todo – Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. O objetivo, segundo o Contran, é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *