O município de Rio Bonito está construindo cinco postos de saúde para melhorar a estrutura e ampliar o atendimento à população da cidade. As novas unidades de saúde estão sendo erguidas nos bairros Ipê, Viçosa, Cajueiro, Parque Indiano e Boa Esperança.  Além de prédios novos, a prefeitura também pretende com a inauguração dessas novas unidades manter a qualidade dos serviços médicos e odontológicos que são ofertados todos os dias no município.

As edificações atendem ao novo modelo de instalações e atendimentos dos Postos de Saúde implantados pelo Ministério da Saúde. A chamada Estratégia de Saúde da Família é a reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, como médicos e dentistas, entre outros. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

Médico de Família – As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. As famílias são cadastradas pelos Agentes de Saúde para receberem acompanhamento médico. Desta forma, o médico cuida individualmente desde as crianças até as pessoas mais idosas da família, orientando e fazendo a prevenção de doenças.

Com a inauguração dessas novas unidades de saúde, a prefeitura de Rio Bonito amplia a cobertura na Atenção Básica no município, além de dar condições para que os moradores tenham atendimento médico cada vez mais próximo das suas casas, dentro do próprio bairro que residem.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *