Alunos das escolas municipais Maurício Kopke, Raubino Pereira de Mesquita, Albino Thomaz de Souza Filho e Rômulo Tude participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizada nesta quinta-feira (12) na Primeira Igreja Batista, no Centro. Elaborado pela Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ), em parceria com a secretaria municipal de Educação, o programa estimula os jovens na buscapor mais qualidade de vida, livre das drogas e da violência. Após o juramento, 180 estudantes do 5º ano receberam o certificado de conclusão do curso, que teve a duração de 17 semanas.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, educadores, estudantes, pais e a comunidade.  Oferece estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.

“A minha relação com o Proerd não é somente como diretora, mas também como mãe. Meu filho participou do projeto há 17 anos e tudo que aprendeu reflete na sua vida até hoje, principalmente em relação a disciplina e respeito ao próximo. Isso são coisas que, como vocês, ele irá levar para o resta da vida”, garante a diretora do Colégio Mauricio Kopke, MaryLucy Pereira da Fonseca.

A iniciativa, implantada no Brasil pela PMERJ em 1992, foi adotada pelas polícias militares de todo o país.

“Essa ação preventiva não termina hoje com essa formatura. Fico feliz em ver muitos pais aqui hoje apoiando e acompanhando os seus filhos, pois o combate às drogas é uma ação contínua que deve ser feita todos os dias nas escolas e nas casas de cada um de nós. Espero que vocês repassem para os seus amigos, familiares e vizinhos tudo o que aprenderam durante o programa”, afirma o secretário de Gestão e Ordem Pública, Marcio Soares.

No final da formatura, os alunos receberam certificados de conclusão do curso, ofertados pelos policiais instrutores Arnaldo e Washington, responsáveis pelo PROERD no município.

Também estiveram presentes o secretário municipal de Prevenção à Dependência Química,  Alexandre Ferreira (Prevenção à Dependência Química), a Coordenadora de Programas e Projetos da secretaria de Educação, Marilene Mendes, o Coordenador do Proerd, Subtenente Cabral, além de professores, diretores e pais de alunos.

Texto: Denilson Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *