Os funcionários das empresas que participaram das ações da Campanha Novembro Azul, mês dedicado ao combate do câncer de próstata, começaram a receber atendimento médico. Todos os homens maiores de 60 anos que participaram das ações elaboradas pelo Programa Saúde do Homem, já saíram com o agendamento marcado para fazer o PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata. O atendimento está sendo feito no ESF da Bela Vista, das 19 às 22 horas.

Durante todo o mês de novembro, a secretaria de Saúde realizou vários eventos alusivos a Campanha Novembro Azul. Além das palestras, os profissionais de saúde fizeram um trabalho itinerante percorrendo as empresas do município para levar informações e chamar atenção para os riscos e métodos de prevenção do câncer de próstata, além dos fatores de risco da doença.

Nesta semana o atendimento foi feito aos funcionários da empresa São Geraldo, do Centro de recuperação da Colina da Primavera, além de moradores da serra do sambê, Bela Vista e Geen Valey.

“No decorrer do mês de dezembro estaremos fazendo o atendimento aos funcionários das empresas durante a noite no ESF da Bela Vista, com consultas médicas e aferição da pressão arterial, como realizamos nesta quarta-feira. Mas a campanha não termina aqui, ela acontece durante o ano todo”, afirma a Coordenadora do Programa ESF/NASF, Jamile Alves.

A Campanha – O Novembro Azul é um movimento que teve origem em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Para que ocorra a diminuição da mortalidade do homem, é primordial o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado. Neste sentido, a população deve procurar as Unidades de Saúde da Família para a realização dos exames preventivos.

Texto: Denilson Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *