A secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (04) o segundo dia de formação continuada, que acontece todos os anos no início do ano letivo, destinada a professores do 6º ao 9º ano. Na parte da manhã, os trabalhos foram destinados aos professores de matemática, história, português, geografia, ciências, educação física e artes (professor I), além de profissionais do Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES) e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Além das orientações pedagógicas de rotina, também aconteceram palestras sobre Resiliência, ministrada pelo coach Eduardo Braga ( mais conhecido como Pe. Dudu).

“A escola é o espaço social entre a família e a sociedade. É estratégica e prepara o individuo para a sociedade. É o professor que fica mais tempo com as crianças que os pais. Quanto mais resiliente ele for vai conseguir tornar a sociedade mais forte. Em geral, a resiliência  está ligada a relação com adversidade e o estresse, também a superação ao aprendizado pessoal e ao crescimento humano”, afirmou.

A formação, realizada no Centro Administrativo da Prefeitura, foi organizada pelo Departamento de Ensino e pela Coordenação Articuladora da Semec, e tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos profissionais que atuam no setor.

Liderança – Há um ano afastado das funções sacerdotais, o padre Dudu vem se dedicando aos estudos, principalmente aos temas ligados a gestão de pessoas. Na parte da tarde, ele ministrou uma palestra sobre “Liderança”, direcionada para diretores, coordenadores de turno, coordenadores, articuladores e supervisores de escolas, entre outros. Para ele, o “bom líder” deve ter humildade, saber delegar, ser comunicativo, ter confiança, compromisso, atitude positiva, criatividade, intuição, capacidade de inspirar e sintonia com as pessoas.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, a formação continuada é considerada fundamental para o exercício da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional dos participantes, em prol de uma maior articulação entre teoria e prática. As próximas formações serão amanhã, dia 5/2, destinada aos professores do 1º e 2º ano e auxiliares de Educação Especial, incluindo os professores do EMES e EJA, na parte da manhã, além dos professores do 3º ao 5º ano e das Salas de Recursos, Sala de Leitura, Informática e Arte (Fundamental 1). Nos dias 11 e 13 de fevereiro o público-alvo serão os Coordenadores, Supervisores, Diretores e Orientadores Educacionais da Secretaria de Educação.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *