A Prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, realiza neste sábado, dia 4 de Maio, o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza), nas unidades de saúde do Parque Andrea, Nova Cidade, Boqueirão, Rio do Ouro, Mangueira, Colina da Primavera, Bela Vista, Serra do Sambê, Praça Cruzeiro, BNH, Clínica da Família e no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, das 8 às 17 horas. Os primeiros dias da campanha de vacinação contra a gripe, que começou no dia 10 de abril, registrou um número muito baixo de procura pela vacina.

Segundo a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, Jane Lima, a meta é vacinar 18,4 mil pessoas em todo o município. A campanha, que tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da gripe (influenza), acontece até o dia 31 de maio.

“O Dia D é uma excelente oportunidade para aqueles que ainda não conseguiram ir a um posto de saúde. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar e a vacina têm o objetivo de evitar que isso aconteça”, afirma a Coordenadora de Imunização.

A meta é vacinar as pessoas que fazem parte dos grupos suscetíveis à doença, como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, professores, profissionais da área de saúde, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos.

O que é Influenza? – É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada. Caracteriza-se por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura, aproximadamente, uma semana.

Transmissão – Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Sintomas – Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

Reportagem: Denilson Santos
Foto: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *