Baixa procura pela vacina contra a gripe vem preocupando a secretaria municipal de Saúde, principalmente com a chegada do inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. A campanha de vacinação começou no dia 10 de abri e termina no fim deste mês, no próximo dia 31 de maio. A meta é vacinar 18,4 mil pessoas em todo o município.

Mas até o momento pouco mais de 7,3 mil pessoas, cerca de 40% do público alvo da campanha, fizeram a imunização. A vacinação está disponível em vários locais, como as unidades de saúde do Parque Andrea, Nova Cidade, Boqueirão, Rio do Ouro, Serra do Sambê, Bela Vista, Sambê, Jacuba, Basílio, Praça Cruzeiro, BNH, AMBE, além da Clínica da Família e do Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior.

O público-alvo da campanha é composto por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, professores, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

Proteção Contra Vírus – De acordo com o ministério da Saúde, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas com a chegada do inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.

Texto: Denilson Santos
Foto: Rogério Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *