Uma boa notícia para os homens, principalmente para os que estão entre 20 e 59 anos de idade e que, de alguma forma, não conseguem fazer os exames preventivos em dia. Já está em pleno funcionamento o Programa de Saúde do Homem, que funciona no Centro do Coração, na Mangueirinha. A equipe é formada por médico (urologista), nutricionista e enfermeiro. Além dos atendimentos rotineiros às terças e quintas-feiras, das 8 às 17 horas, também são realizados atendimentos itinerantes nas empresas.

Para aumentar a área de atuação e o número de homens beneficiados, foi firmado uma parceria com os Agentes Comunitários de Saúde que atuam diretamente nas comunidades. A meta da prefeitura de Rio Bonito é criar ações que facilitem o acesso do público masculino aos serviços de prevenção à saúde do homem, sobretudo os serviços oferecidos na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o programa oferece, gratuitamente, vários exames como controle de peso, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, entre outros.

O Centro do Coração, Unidade de Atenção Especializada em Saúde foi inaugurado em 2012, é referência nesse trabalho no município e concentra grande parte dos atendimentos e dos serviços ligados à saúde do homem.  A unidade oferece à população atendimento nas áreas de cardiologia, endocrinologia, urologia e nutrição, além da realização de eletrocardiograma e de sessões de fisioterapia de Reeducação Postural Global (RPG).

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida do homem é sete anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.

Para reverter esse quadro, uma equipe do Programa de Saúde do Homem percorre empresas e espaços públicos realizando consultas e encaminhamentos para exames gratuitos, como teste de glicemia capilar e aferição da pressão arterial, para as pessoas que se encaixam nesse perfil. Além disso, são ministradas palestras sobre DST/Aids, agravos da saúde do homem, alcoolismo, dependência química, tabagismo, diabetes e hipertensão, entre outros.

Para os homens que estão nessa zona de risco, é possível agendar uma consulta médica no Centro do Coração, que funciona no bairro Mangueirinha, num horário alternativo (período da noite), evitando prejudicar o andamento das empresas.

“Entendemos que através da parceria do programa com as empresas, tanto privadas como públicas, contribui para a redução do número de internações por complicações mais avançadas no município. O nosso objetivo é proporcionar uma mudança de paradigma, onde os homens passem a enxergar a saúde de outra forma e percebam a necessidade da prevenção, do cuidado e a possibilidade de desenvolver hábitos saudáveis”, afirma o Coordenador do Programa do Homem, Bonifácio Rosa Silvano.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *