Não faltou animação para os cerca de 300 alunos das escolas municipais Rômulo Tude, Professora Maria Ferreira de Carvalho, Maria Lydia Coutinho, Astério Alves de Mendonça, Kingston de Souza Motta e Raulbino de Mesquita que participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizada nesta terça-feira (25). Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental receberam certificados de conclusão do curso, que teve a duração de 17 semanas. A formatura contou com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão, da secretária de Educação Wanderlúbia Antunes, dos secretários municipais Márcio Soares (Segurança e Ordem Pública) e Ronaldo Elias (Planejamento e Gestão Pública), da Coordenadora do Departamento de Ensino, Gilsara Terena, da Coordenadora de Programas e Projetos da secretaria de Educação, Marilene Mendes, além do Coordenador do Proerd, Subtenente Cabral, professores, diretores e pais de alunos.

Elaborado pela Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ), em parceria com a secretaria municipal de Educação, o programa estimula os jovens na busca por mais qualidade de vida, livre das drogas e da violência. O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, educadores, estudantes, pais e a comunidade.

A iniciativa, implantada no Brasil pela PMERJ em 1992, foi adotada pelas polícias militares de todo o país. Segundo o prefeito José Luiz Mandiocão, Rio Bonito foi um dos primeiros municípios da região metropolitana a aderir ao programa.

“Essa ação preventiva do Proerd não termina hoje com essa formatura. Fico feliz em ver muitos pais aqui hoje apoiando e acompanhando os seus filhos, pois o combate às drogas é uma ação contínua que deve ser feita todos os dias nas escolas e nas casas de cada um de nós. Espero que vocês repassem para os seus amigos, familiares e vizinhos tudo o que aprenderam durante o programa”, afirma o prefeito José Luiz Mandiocão.
A Secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, falou que estava muito satisfeita com o impacto positivo que o programa vem fazendo, no decorrer desses anos, na vida dos alunos.

“É muito importante a presença dos pais nesse evento. Pais que se esforçaram em participar de momento tão importante e especial para seus filhos, nossos alunos. Isso mostra que são comprometidos e que com toda a certeza irão auxiliar e apoiar seus filhos em sua jornada na vida”, enaltece a secretária.

 

Conselho Municipal de Segurança – O Comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIA) de Rio Bonito, Tenente Macena, falou da importância do Conselho de Segurança que, todos os meses, se reúne em uma escola para falar sobre as estratégias que vem sendo realizadas para combater os problemas de comportamento e até de tráfico de drogas na redondeza das escolas, em conjunto com professores e diretores.
“Nos encontros debatemos todas essas questões e procuramos soluções conjuntas. Já temos resultados muito positivos em várias escolas”, afirmou.

No final da formatura, os alunos receberam certificados de conclusão do curso, ofertados pelos Sargento PM Arnaldo e pela Cabo PM Patrícia, responsáveis pelo PROERD no município.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *