O prefeito José Luiz Mandiocão participou nesta quinta-feira (11) da cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e do Juramento e Compromisso à Bandeira feito por 57 jovens do município do ano de 2001. A cerimônia, realizada no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, contou com a participação do Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), Tenente-Coronel do Exército, Carlos Alexsandro de Almeida, do Delegado do Serviço Militar, Tenente Rosan Barbosa de Azevedo, além dos secretários municipais Marcio Soares (Segurança), Valeria Romanelli (Gabinete), Carmen Motta (Turismo), Dailane Magalhães (Saúde), Daniele Marques (Procuradora), Thiago Vieira (Esporte), Alba Valéria Almeida (Comunicação) e da secretária da 54ª Junta Militar de Rio Bonito, Ana Paula Moura Mouzer, entre outros.

O Tenente-Coronel Carlos Alexsandro de Almeida explicou à solenidade de juramento a bandeira está prevista no art. 217 do regulamento da Lei de Serviço Militar, na qual o cidadão dispensado da prestação do Serviço Militar realiza um compromisso perante a bandeira nacional de que se apresentará imediatamente em caso de uma convocação de emergência.

“Não é simplesmente receber um papel e cumprir uma formalidade. Vocês estão sendo dispensados do Serviço Militar, mas não de fazer o seu papel como cidadãos. Hoje nós enfrentamos muitos problemas porque falta colocar no coração o sentimento de orgulho à Pátria e de respeito aos símbolos do país”, explicou o Tenente-Coronel.

Foram convocados 68 jovens para receberem os certificados de dispensa, mas apenas 57 compareceram no evento. O certificado de dispensa de incorporação é um documento necessário em várias etapas da vida dos jovens, pois sem ele não poderão participar de concursos públicos, provas de vestibular, nem requerer passaporte, entre outros impedimentos.

“Pedimos para aqueles que não puderam comparecer que procurem a Junta de Serviço Militar e lá farão todo o procedimento antes de pegar o documento”, explica Ana Paula Mouzer.

Compromisso com a Nação – O prefeito José Luiz Mandiocão, que também preside a Junta Militar de Rio Bonito, agradeceu à equipe da Junta pela dedicação e comprometimento com o trabalho. Se dirigindo aos jovens, ele ressaltou a importância do compromisso assumido por eles diante da bandeira nacional de defender o país.

“Esse é um momento importante onde vocês estão assumindo um compromisso com a Pátria. Mesmo não estando obrigados a prestarem Serviço Militar, vocês podem dar a sua contribuição trabalhando, honrando e respeitando uns aos outros, e lutando por um Brasil melhor. Vocês jovens são o futuro do nosso Brasil”, afirma o prefeito.

O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), em defesa da nação e é obrigatório no Brasil para jovens com 18 anos ou mais. Para o alistamento militar, o jovem deve comparecer à 054 Junta de Serviço Militar de Rio Bonito levando o RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço e duas fotos 3×4, na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 95 – Centro de Rio Bonito (Antigo Fórum) funciona no horário das 8 às 16 horas.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *