Milhares de alunos da rede pública de ensino participaram da Explosão Cultural, evento realizado pela secretaria municipal de Educação, através do Projeto Novo Mais Educação e parceria do Sesc recreação. O prefeito José Luiz Alves Antunes prestigiou a atividade realizada no Emphac. As apresentações dos alunos que participam das atividades foram acompanhadas de perto por pais e familiares que estiveram no local. É o caso da moradora da Praça Cruzeiro, Natércia da Conceição, de 77 anos, avó da pequena Vitória de 9 anos.
“Vim acompanhar minha neta e está tudo muito lindo. Amo essa escola (Emphac). Minha neta está aqui desde os dois aninhos de idade e eu até indico a escola do município para outras pessoas. Aqui é muito bom, veja que projeto lindo, cheio de atividades. Ela se diverte e a gente também tem a oportunidade de assistir as apresentações dela, assim como as outras coisas. Está tudo perfeito, maravilhoso”, declarou empolgada a avó.
A coordenadora do Novo Mais Educação, Monica Magrini, falou que o projeto ganhou novos ares nesses dois últimos anos, as ações voltadas para alunos do 3° ao 9° ano do ensino fundamental.
“São várias atividades realizadas no turno e também no contra turno escolar. Atualmente temos 15 escolas atuando no Novo Mais Educação. É um programa do governo federal, mas que precisa do apoio e da parceria dos nossos diretores, monitores e recreadores. Temos atividades de letramento, português, matemática, artesanato, violão, capoeira, taekondo, entre outras”, explicou.
Monica falou ainda de como o Novo Mais Educação tem contribuído até para reduzir a evasão escolar.
“Estamos inclusive em unidades de ensino do interior, como Jacundá e isso nos trouxe excelentes resultados, como o fim da evasão escolar nesta escola. Os alunos participam de aulas extras de matemática e português e atividades diversas de recreação, lutas marciais. Assim temos também o envolvimento da comunidade”, disse Magrini.
A secretária municipal de Educação, Wanderlúbia Antunes, prestigiou o evento e falou da importância do projeto.
“Esse trabalho é muito importante para unir os estudantes, a comunidade escolar e a população em geral. É um momento de integração, onde professores, funcionários e alunos tem a oportunidade de se conhecer e também de conhecer o trabalho realizado pelo outro. Estamos felizes com o resultado da Explosão Cultural, que este ano foi ampliada com a parceria do Sesc, e contou com muitas atividades”, declarou.
Entre as atividades mais curtidas pela garotada, estavam o Tiro com Arco, Esgrima, Tênis de mesa,  fut mesa, jogos de botão e de equilíbrio, pega vareta gigante, amarelinha, xadrez, jogo da  velha, e outros.
Aluno do Colégio Municipal Castelo Branco, em Jacundá, Davi Silva, de 9 anos  aproveitou praticamente todos os brinquedos disponíveis. “Está tudo maneiro, estou curtindo muito. Já fui no pula pula, mini tênis, estou adorando”
Já os alunos da Escola Municipal Prof. Angelo Longo, em Boa Esperança, Paulo Gabriel Carvalho, de 11 anos e Riquelme Silva da Conceição, de 10 anos, ambos do 3º ano, também corriam de um lado para o outro para aproveitar as atividades.
“A gente está aproveitando tudo, muita brincadeira que não conhecia. Gostei muito do Tiro com arco e da corrida. Também tivemos orientações sobre escovação dos dentes”, disse Paulo enquanto chamava o amigo Riquelme para brincar com os jogos de tabuleiro.
A Explosão Cultural teve ainda apresentações das bandas marciais de escolas do município e do espetáculo trazido pelo Sesc com o Mágico Patrick , da Magia do Riso, das academias de dança Estúdio Sonharte e Boa Forma e contou também com apoio das secretarias municipais de Saúde, de Promoção Social, e de Esporte e Lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *