A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, realiza de 1 a 7 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), com eventos no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, e no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro. O tema da campanha “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e no futuro!”, enfatiza a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e de forma complementar até os dois anos de idade. Estão previstas palestras, atividades de educação em saúde, lanche festivo com sorteio de brindes, entre outras atividades que irão acontecer no decorrer do mês de agosto.

De acordo com a enfermeira da Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Rio Bonito, a enfermeira Maria Odília da Silva, o mês de agosto passou a ser todo dedicado a amamentação e recebeu o título de “Agosto Dourado” desde 2017, onde são planejadas várias atividades para serem desenvolvidas no decorrer do mês em várias unidades de saúde do município.

“A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê e complementar até os dois anos, reduz o risco de doenças comuns na infância e, consequentemente, a mortalidade infantil”, afirma a enfermeira.

A Coordenadora da Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano, Ana Claudia Furtado, explicou que o atendimento agora é feito no Centro Pediátrico Almir Branco, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, para orientar às mães e também às mulheres grávidas como devem fazer para manter a amamentação de seus bebês, de preferência como alimento exclusivo até os seis meses de idade.

“Agora o Almir Branco é a referencia em relação a amamentação. Todos os dias oferecemos atendimento e orientação a gestantes, mães e seus bebês, assim como a seus familiares e profissionais de saúde envolvidos. Somente no ano passado fizemos cerca de 1,5 mil atendimentos entre gestantes, mães de recém-nascidos e seus familiares. Isso prova da confiança depositada pela população no nosso trabalho”, garante Ana Claudia.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *