Rompimento de tubulações, desbarrancamentos e aparecimentos de buracos. Neste período de chuva, muitas estruturas das ruas dos bairros não suportam o grande volume de água por conta do desgaste causado pelo tempo. Para resolver alguns desses problemas, a secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está realizando obras emergenciais de prevenção contra as chuvas em vários bairros, e também Operação Tapa-Buraco para melhorar as condições de tráfego das ruas.

Os moradores da Rua Rui Peçanha, no bairro Bosque Clube, por exemplo, vinham sofrendo com constantes alagamentos por conta de um córrego que corta o bairro. Em abril, duas residências foram interditadas pela Defesa Civil, que corriam o risco de desabar devido a problemas na estrutura de um dos pilares que sustenta o imóvel, que foi construído em cima da rede de esgoto e de água pluvial.

No laudo emitido pela Defesa Civil, os agentes constataram o rompimento de manilhas de passagem de águas pluviais e entupimento de uma galeria, que levou à erosão do terreno.  Consequentemente as  bases de sustentação do imóvel foram atingidas, causando rachaduras nas paredes e apresentando risco de desabamento. A obra irregular impediu o escoamento natural da água das chuvas e de um córrego que passa muito próximo ao imóvel.

Para resolver o problema, a secretaria de Obras construiu uma nova rede de esgoto e de água pluvial, além de um muro de contenção da encosta. Foram colocados mais de 40 tubos para refazer a rede, além de colocação de meio fio para nivelar rua, que vai receber uma nova camada de asfalto.

“Essa obra foi feita numa tubulação de drenagem profunda. As duas casas que estão interditadas foram construídas em cima da rede de esgoto que, conseguintemente, entupiu as manilhas impedindo a passagem da água durante as chuvas. Agora a rua não corre mais risco de alagamentos, mas as casas continuam interditadas”, explica o secretário de Obras, Flávio Ricardo.

A Secretaria de Obras construiu um muro de contenção para garantir o escoamento das águas no período das chuvas

Essa semana a equipe da Semosp também está finalizando uma obra numa travessa na altura do número 370 da Rua Pinto Coelho Junior, no Centro.  O local recebeu nova rede de esgoto, além de 480 m2 de pavimentação em concreto, meio-fio e rede coletora de água pluvial. A obra deve ser finalizada na próxima sexta-feira, dia 27.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *