Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1 a 7 de agosto, as unidades de saúde de Rio Bonito irão realizar várias atividades para reforçar o incentivo ao aleitamento materno, com eventos no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, e no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro. O tema da campanha deste ano, “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e no futuro!”, enfatiza a importância do envolvimento de todos os familiares, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e de forma complementar até os dois anos de idade.

O município vem intensificando e diversificando o atendimento da Sala de Amamentação e  no Posto de Coleta de Leite Humano “Mães de Rio Bonito” (SAPCLH) que agora estão em novo endereço. Depois de funcionar por vários anos no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, desde maio o serviço passou a ser oferecido no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro, que passou por reforma, e agora concentra todo atendimento infantil. A Sala de Amamentação possui uma equipe interdisciplinar de enfermagem, fonoaudiologia e psicologia e, no ano passado, fez cerca de 1,5 mil atendimentos, entre gestantes, mães de recém-nascidos e seus familiares. O local também oferece teste do pezinho, do olhinho e do ouvido.

A Coordenadora do Programa de Aleitamento Materno e da SAPCLH, a fonoaudióloga Ana Claudia Rios, explicou que o mesmo atendimento e orientações que são oferecidos diariamente as gestantes, mães e seus bebês, também é direcionado aos familiares.

“No mês de agosto comemoramos a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”, de 1 a 7 de agosto, que passou a ser todo dedicado a amamentação e recebeu o título de “AGOSTO DOURADO” desde 2017. Planejamos atividades para serem desenvolvidas no decorrer do mês no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco e em outras unidades de saúde, convidando a família a apoiar a mãe que amamenta”, explica Ana Claudia.

Atividades durante o mês todo – A  programação começa no dia 5 de agosto no Ambulatório Municipal Manoel Loyola da Silva Jr., com atividades na Sala de Espera do Pré-natal, relacionada a educação em saúde, com lanche festivo e sorteio de brindes pela manhã e à tarde. Já no dia 7, as atividades serão no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, com café da manhã festivo, sorteio de brindes para as mães que levam os recém-nascidos para as primeiras vacinas, e os testes do pezinho, orelhinha e olhinho.

As comemorações prosseguem no decorrer do mês, com atividade de educação e saúde nas unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Boa Esperança, Parque Andrea, Ipê/BNH e Basílio.

Texto: Denilson Santos

Foto: Galileu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *