A prefeitura de Rio Bonito reinaugurou a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Parque Andrea, na última sexta-feira, 16 de agosto. O serviço que foi desativado na administração passada voltou a funcionar com toda a estrutura necessária, além da base o atendimento conta com ambulância básica, equipe de plantão 24h, com técnico de enfermagem e condutor.
A ambulância possui desfibrilador, bala de oxigênio, aparelho para verificação de pressão, oxímetro para verificar o oxigênio no sangue,aparelho de glicose e medicações básicas como: dipirona, captopril, cetoprofeno, voltarem, além de prancha de resgate, imobilizador, colar cervical, cadeira de rodas e prancha inflável, entre outros.
A base do SAMU vai atender a aproximadamente 5 mil moradores do segundo distrito, dos bairros Parque Andrea, Prainha, Cavalo Russo, Boa Esperança, Nova Cidade, Chavão, Mineiros e outros.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Dailane Magalhães, essa base vai garantir a agilidade do atendimento.
“O tempo de resposta vai garantir que a gente consiga salvar mais vidas. O deslocamento de uma ambulância do Centro até o segundo distrito é grande e agora vamos acelerar o atendimento em segundos e minutos que são fundamentais para salvar vidas. Esse é o objetivo maior”, afirmou a secretária.
O prefeito José Luiz Alves Antunes declarou sua satisfação em reinaugurar o serviço no local.
“Já tivemos aqui uma base do SAMU, desativada pelo governo passado, decidimos reativar o serviço e garantimos uma unidade ainda melhor, com um espaço mais adequado para os profissionais, ambulância nova e equipada. é importante a gente continuar lutando, garantindo atendimento para a população de todos os distritos. Pedimos que todos cuidem dessa unidade de saúde, como das demais e também alertamos para que não façam ligações falsas. Em conversa recente com o comandante do Corpo de Bombeiros fiquei abismado com a quantidade de ligações falsas, dos chamados trotes. A pessoa liga solicitando um atendimento que não existe e isso tira uma viatura, uma equipe de um atendimento necessário de verdade. Essa responsabilidade é de cada cidadão, hoje você pode não precisar, mas não sabemos o dia de amanhã”, declarou o prefeito.
Além de dezenas de moradores do Parque Andrea, a cerimônia de reabertura da base do SAMU contou com a presença dos vereadores Dilon de Boa Esperança, Reginaldo Dutra, Claudinho Bumbum e Humberto Guarda, além de secretários municipais e assessores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *