Com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”, a Prefeitura de Rio Bonito e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) realizam nessa quarta-feira (28), o terceiro encontro preparatório para a 8ª Conferência Municipal da Assistência Social, que acontece no dia 9 de setembro, na Sala de Convivência na secretaria de Promoção Social, no Centro, a partir das 9 horas. O objetivo desses encontros é fomentar a discussão local visando à compreensão das diferentes realidades e ampliar a participação do público na formulação de novas propostas na área social. Esses encontros, divididos em etapas, acontecem nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

As pré-conferências começaram no dia 20 de agosto, no CRAS Parque Andrea, com o tema “Assistência Social: Direito do Povo”. O segundo encontro foi no CRAS Centro, no dia 26, e debateu o “Financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O último encontro acontece no CRAS Basílio, dia 28, e vai discutir o “SUAS e a participação social”. Esses eventos preparatórios contribuem para iniciar as discussões a partir das necessidades de cada bairro, facilitando a preparação dos delegados e observadores que irão participar da conferência.

“É um espaço de aproximação com a população atendida, um momento de escuta, de conferir o que foi realizado nos últimos dois anos e de propor novas ações, além de ser um espaço de fortalecimento da rede local e articulação com as demais políticas públicas”, afirma a secretária de Promoção Social, Lilian Antunes.

Público – Alvo – Pode participar da Conferência de Assistência Social todas as entidades e pessoas envolvidas na Assistência Social como: gestores e representantes de órgãos públicos; trabalhadores da Assistência Social e de outras políticas que mantenham interface com a área; representantes de entidades sociais; usuários e representantes de organizações de usuários; representantes de conselhos setoriais (saúde, educação, etc.) e de defesa de direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher); representantes do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, além do Ministério Público, entre outros.

A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece no dia 9 de setembro, a partir das 9 horas, na sede administrativa da secretaria de Promoção Social (prédio do antigo fórum), localizada na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 95 – Centro.

 Texto: Denilson Santos

Fotos: Rogério Rodrigues

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *