• Início
    • ALMOÇO | Seminário São José
    • Apresentação Fokus
    • Arte em Aroma
    • AULÃO SUS
    • briefing
    • Página de exemplo
    • SOCIAL MEDIA
    • social media burger
    • SOLICITAÇÕES CLIENTES
Fokus Marketing Digital
    • Início
    • ALMOÇO | Seminário São José
    • Apresentação Fokus
    • Arte em Aroma
    • AULÃO SUS
    • briefing
    • Página de exemplo
    • SOCIAL MEDIA
    • social media burger
    • SOLICITAÇÕES CLIENTES

Destaque

  • Home
  • Destaque
  • Formação Continuada ensina novas práticas pedagógicas

Formação Continuada ensina novas práticas pedagógicas

“Cadê a brincadeira que estava aqui?” foi o tema da Formação Continuada que reuniu professores do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, nesta quinta-feira (29), no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro. O Departamento de Ensino da Secretaria de Educação usou os Jogos e brincadeiras antigas, que são duas coisas que conseguem fazer tanto crianças quanto adultos se divertirem sem precisar de muito esforço, para ensinar e praticar novas práticas pedagógicas, que são muito usadas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para o ensino e a aprendizagem das crianças de como funcionam o mundo e suas relações, além de auxiliar no desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças.

Segundo a professora de Educação Física, Fernanda Leão, que comandou as dinâmicas de grupo, o objetivo dessa formação continuada é o de resgatar a possibilidade de promover interações mais criativas na escola e na família, utilizando jogos e brincadeiras antigas, aquelas do tempo dos pais, das avós e até bisavós, que podem ser aproveitadas em momentos de vivências pedagógicas na escola, e ainda, para as famílias se distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e compartilhando diversas possibilidades de brincar sem precisar gastar dinheiro.

Criatividade – Essas interações entre o professor e o aluno ajudam na compreensão do comportamento em equipe e na competitividade saudável entre os participantes. As crianças assimilam diferentes linguagens e pensam a respeito de suas ações, começam a entender o motivo para a existência de regras e tomam decisões baseadas nelas. Enquanto para os adultos o momento é relaxante e uma oportunidade para relembrar sua infância, além de auxiliar no desenvolvimento das crianças que estão participando do jogo.

“Com a mudança oriunda da globalização, a industrialização, os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe muitas opções de brinquedos que não exigem o esforço criativo das crianças, pois elas já encontram tudo pronto, diferente do que acontecia com os jogos e brincadeiras antigas, que exigia mais interação e criatividade delas”, afirma a professora.

Texto: Denilson Santos

author avatar
Denilson Santos

Post anterior

Colégio Cenecista de destaca no Circuito Estudantil de Handebol
29 de agosto de 2019

Próximo post

Último dia da Semana Acadêmica do Cederj
29 de agosto de 2019

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *