A secretaria de Educação realizou nessa quinta-feira (26) uma formação continuada para Conselheiros Escolares, no auditório do Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro, ministrada pela Coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE-RJ), professora Vilma Sodré. O evento foi organizado pela Coordenação Articuladora dos Conselhos Escolares de Rio Bonito e pelo Departamento de Programas e Projetos da Semec, com o objetivo de aprimorar o trabalho dos profissionais que atuam no setor.

O Conselho Escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. É formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, entre eles alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa.

“Uma escola gerida com a participação dos professores, funcionários e pais e uma escola mais democrática e diversa”, afirma a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes.

Quando o docente busca se aprimorar, ele abre espaço para novas práticas educacionais e com isso dá um novo significado ao espaço escolar. A formação continuada é considerada fundamental para o exercício da prática pedagógica. O seu objetivo é formar profissionais competentes, dotados de uma fundamentação teórica consistente e com capacidade de análise e reflexão crítica acerca de todos os aspectos que compõem e influenciam o contexto escolar.

Também participaram do evento as coordenadoras  Monica Magrini e  Marilene Mendes (Departamento de Programas e Projetos), Alba Valéria Baensi (Coordenação do GAFCE-RJ) e Simone Estrella (Coordenação Articuladora dos Conselhos Escolares de Rio Bonito).

Texto: Denilson Santos

Fotos: Junior Moraes

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *