A prefeitura de Rio Bonito vem realizando vários eventos dentro da programação especial do Outubro Rosa. Nesta segunda-feira (7), a campanha de conscientização e combate ao câncer de mama foi no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, e contou com a presença da secretária de Saúde, Dailane Magalhães,  e reuniu médicos, enfermeiros e profissionais da área de saúde. Durante o encontro, foram abordados assuntos sobre a saúde da mulher e cuidados sobre o auto-exame das mamas.

Além de um café da manhã, as mulheres que participaram do evento tiveram um “Dia de Beleza” e puderam fazer as unhas, hidratar, cortar e escovar os cabelos, entre outros serviços. A animação ficou por conta dos músicos Sheila Sá e Ricardinho.

Várias ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das principais causas de mortes entre as mulheres. Além de acesso às informações, através de palestras e bate-papos, a secretaria de Saúde também ampliou a marcação de exames preventivos e de mamografias, usados para diagnosticar o câncer de mama.

“Vim para marcar uma consulta e participei desse evento. Além de fazer as unhas e cortas o cabelo, marquei a minha mamografia que tem um tempo que não faço. Gostei muito”, afirma a moradora da Prainha, Nilce Maria da Conceição, de 79 anos.

Já a moradora da Bela Vista, Ana Maria da Silva, 56, aproveitou a oportunidade para fazer as unhas e marcar o exame preventivo.

“É muito importante ficarmos em dia com a nossa saúde, fazendo os exames regulares, mas sem se esquecer de tratar também da beleza, isso faz muito bem”, garante.

Equipe Multidisciplinar – A palestra sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero foi ministrada pelas profissionais de saúde do Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, Elaine Damasceno (enfermeira), Teresa Marins (Assistente Social) e Lídia Couto, Coordenadora do Sistema de Informações do Câncer (SISCAM).

Para marcar os exames é necessário ter o pedido médico e levar a documentação (Identidade, CPF, Cartão SUS, Comprovante de residência, dois números de telefone) na regulação que funciona no Posto de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Nesta terça-feira (8) será realizada uma caminhada do ESF Parque Andrea até o ESF Boa Esperança, a partir das 8h30, finalizando com aulão de Zumba.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *