As usuárias dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos oferecidos pela secretaria de Promoção Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), começaram a semana participando de eventos de conscientização sobre os riscos do câncer de mama, alusivos a campanha Outubro Rosa. No CRAS Centro nesta segunda-feira (14) teve palestra sobre feminicídio e câncer de mama, além do plantio de mudas dentro do projeto Muro da Fama. Já no CRAS do Basílio, cerca de 60 mulheres participaram de uma caminhada ecológica na Pousada Relicário, com distribuição de fitas rosa alusivas a campanha.

O início do projeto Muro da Fama reuniu usuárias dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos oferecidos pela secretaria de Promoção Social.

O CRAS Centro deu início ao projeto Muro da Fama, com plantio de mudas de plantas em garrafas pets fixadas no muro da unidade, que contou com a participação do prefeito José Luiz Mandiocão, da secretária de Promoção Social, Lílian Antunes, da vereadora Marlene Carvalho, das Coordenadoras do CRAS Espaço Família, Lidia Moreno e da Proteção Social Básica, Renata Toledo. São mudas de samambaia, cacto, orquídeas, flor de maio, entre outras plantas, que foram doadas pelas próprias usuárias. A proposta é aumentar a participação dos usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na unidade. Houve também palestra sobre feminicídio, crime cometido contra mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero, e sobre o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, ministradas pela psicóloga Sânia Carla Assis, além de apresentações de balé e zumba na Praça Fonseca Portela, no Centro.

A caminhada ecológica reuniu usuários do CRAS do Basílio que fizeram um piquenique na Pousada Relicário.

Caminhada – A Pousada Relicário, um dos lugares mais bonitos de Rio Bonito, foi o lugar escolhido para receber uma caminhada alusiva a campanha Outubro Rosa, promovida pela secretaria de Promoção Social, que reuniu cerca de 60 mulheres. A programação contou com distribuição de fitas rosa durante o percurso, piquenique e banho de piscina no fim da caminhada.

A secretária de Promoção Social, Lilian Antunes participou da caminhada.

Outubro Rosa – A campanha da secretaria de Promoção Social continua no dia 23 de outubro com um evento de conscientização sobre feminicídio, na Praça Fonseca Portela, no Centro, a partir das 14 horas, com a participação da Patrulha Maria da Penha. Já no dia 24, no CRAS Centro, tem o lançamento do Projeto Muro da Fama Kids, que vai focar no plantio de hortaliças pelas crianças. Entre os dias 29 e 31 de outubro, acontece a exposição sobre prevenção ao suicídio “o cuidado pela vida é diário”, no CRAS Esperança (Parque Andrea), CRAS Cidadão (Basílio) e no CRAS Centro Espaço Família, das 8 às 16 horas.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu
Rogério Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *