A secretaria de Saúde intensificou as ações do “Outubro Rosa” na última semana da campanha de conscientização e combate ao câncer de mama. As ações nesta quinta-feira (24) foram concentradas nas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) da Praça Cruzeiro, Mata, BNH e Colina da Primavera, com orientações sobre prevenção contra o câncer de mama e solicitação de exames de mamografia, exames laboratoriais e coleta de exame preventivo.

No Esf da Praça Cruzeiro teve palestra sobre câncer de mama e colo de útero, ministrada pela Coordenadora Municipal  do Sistema de Informação do Câncer (Siscan), Lídia Couto, e depoimentos de pacientes que tiveram câncer. Além disso, teve a participação de estudantes de enfermagem da Faculdade Anhaguera, café da manhã e sorteio de brindes para as usuárias que compareceram na unidade de saúde. No Esf Ipê/BNH, o dia foi dedicado a  coleta de preventivo, das 8 às 16 horas. Já na unidade de saúde da Colina da Primavera, também teve palestra e sorteios de brindes.

Mutirão – Para as mulheres que trabalham e ainda não conseguiram fazer o exame preventivo, a Clínica da Família, na Praça Cruzeiro, realiza um mutirão de preventivo, nos dias 25 e 30 de outubro, num horário estendido: das 8 às 22 horas. Essas ações fazem parte da busca ativa, iniciativa da secretaria de Saúde que promove a visita de profissionais a lojistas e trabalhadoras do comércio da cidade para identificar a necessidade da marcação de consultas e exames no horário noturno. No dia 31, também tem coleta no ESF do Basílio, a partir das 8 horas.

“Embora estejamos intensificando as ações nessa última semana do Outubro Rosa, o trabalho de atenção à saúde da mulher e o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, entre outros procedimentos, acontecem durante o ano todo nas unidades de saúde de Rio Bonito.  As pessoas que, por algum motivo, não conseguirem fazer o exame preventivo, podem procurar uma dessas unidades e fazer o pedido”, explica a secretária de Saúde, Dailane Magalhães.

O Exame – Normalmente o câncer de mama é diagnosticado em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. A mamografia é o principal exame realizado para o diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

Como Tratar – O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e é complementado com sessões de radioterapia e quimioterapia.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *