A secretaria de Saúde finalizou nesta sexta-feira (29) a campanha “Novembro Azul”. Se no Outubro Rosa o foco foi a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul é dedicado ao câncer de próstata, segunda causa de morte de homens em todo  Brasil. Durante o mês de novembro, as unidades de saúde realizaram palestras e funcionaram num horário estendido, pelo menos uma vez por semana, recolhendo material para a realização do exame de PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata.

Durante a campanha, os profissionais de saúde também fizeram uma busca ativa nas empresas do município para atender os homens, a partir dos 40 anos, que possuíam alguma dificuldade de procurar atendimento médico. As equipes que fazem esse trabalho itinerante estiveram nas empresas Iluminare, Lupus, Imbiara, Rio Ita, Clínica de Hemodiálise, além da secretaria de Obras e Serviços Públicos, entre outros. No próprio local de trabalho, os funcionários puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e coletar o sangue para fazer o exame de PSA.

“Esse ano a secretaria de Saúde montou uma estratégia diferente dos outros anos da campanha. Os profissionais de saúde percorreram as empresas, fazendo uma busca ativa dos funcionários com idade a partir dos 40 anos. Começamos esse trabalho pela secretaria de Obras. Além disso, formalizamos uma parceria com um laboratório de análises clínicas para aumentar a oferta e o acesso aos exames preventivos. Com certeza, quem procurou as unidades de saúde não ficou sem atendimento”, afirma a secretária de Saúde, Dailane Magalhães.

Segundo o Coordenador do Programa do Homem, Bonifácio Rosa Silvano, as pessoas que não conseguiram atendimento durante a campanha “Novembro Azul”, podem agendar uma consulta médica no Centro do Coração, que funciona no bairro Mangueirinha, num horário alternativo (período da noite).

“O nosso objetivo é proporcionar uma mudança de paradigma, onde os homens passem a enxergar a saúde de outra forma e percebam a necessidade da prevenção, do cuidado e a possibilidade de desenvolver hábitos saudáveis”, garante.

O Programa Saúde do Homem possui uma equipe formada por médico (urologista), nutricionista e enfermeiro. Além dos atendimentos rotineiros às terças e quintas-feiras, das 8 às 17 horas, também realiza atendimentos itinerantes nas empresas.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Denilson Santos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *