A sexta edição do Concurso de Bandas e Fanfarras vai agitar o fim de semana em Rio Bonito. O evento, que acontece no domingo (15), a partir das 9 horas, na Praça Fonseca Portela, vai reunir trinta e três bandas de vários municípios da região, como Duque de Caxias, Quissamã, Saquarema, Araruama, Italva, Casimiro de Abreu, Arraial do Cabo, Queimados, São Gonçalo, Teresópolis, Belford Roxo, Mesquita, Niterói, Rio de Janeiro, Macaé, Nova Friburgo, Queimados, Iguaba, Japeri, além de Vitória (ES) e Santos Dumont (MG).

A competição, que faz parte da programação do Natal Bonito, é organizada pela secretaria de Educação e será dividida em seis categorias técnicas: Banda Marcial com Liras, Banda de Percussão Sinfônica, Banda Musical de Marcha, Banda Marcial, Banda Melódica Juvenil e Banda Melódica Sênior. A avaliação será feita por um júri especializado formado por dezessete representantes de diversas cidades, como a secretária de cultura de Mauá (SP), Ana Maria de Freitas, e o presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ), Thiago Farias, entre outros.

De acordo com os organizadores, as músicas tocadas pelas bandas terão temas livres, escolhidas por seus maestros. Cada competidora terá o tempo máximo de 20 minutos de apresentação, exceto na categoria Banda Marcial, que terá o tempo de 25 minutos. Algumas bandas prometem tocar músicas natalinas para abrilhantar o Natal Bonito.

Texto: Denilson Santos
Foto: Rogério Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *