A Prefeitura de Rio Bonito já colocou literalmente o “bloco na rua”. A secretaria de Saúde realizou nessa sexta-feira (21) uma campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no Carnaval. As ações educativas, com distribuição de camisinhas e materiais educativos para os motoristas, contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV. O objetivo foi orientar a população sobre a necessidade do uso da camisinha e também estimular a realização do teste rápido de HIV.

A doença sexualmente transmissível (DST) é uma doença que é passada de uma pessoa para outra pessoa ao ter relações sexuais. As DSTs afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Nenhum grupo está imune. Você pode estar infectado, independentemente do seu sexo, raça, situação econômica ou idade. Doenças sexualmente transmissíveis podem ter efeitos graves e permanentes na sua saúde. Ter uma doença sexualmente transmissível aumenta o risco de contrair o vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, o que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).

Usar camisinha – A camisinha é a maneira mais fácil e mais eficiente de impedir o contato com o sangue, esperma e secreção vaginal, evitando a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da aids. Deve ser usada sempre, em todas as relações sexuais, desde o começo. Para guardá-la, prefira locais frios e secos. Deixá-la por muito tempo na carteira, por exemplo, pode danificá-la.

Veja nossas recomendações sobre o uso correto da camisinha:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *