A prefeitura de Rio Bonito ampliou o nível de alerta das equipes que atuam na Defesa Civil Municipal. Para melhorar o serviço, implantou uma nova escala de trabalho que permite presta um atendimento 24 horas por dia à população. A medida se faz necessária devido o aumento do volumes das chuvas que vêm caindo na cidade. Agora as equipes terão mais condições de atender todas as ocorrências oriundas do sistema de envio de alerta de risco por SMS, implantada em novembro de 2019, onde a população é informada dos alertas de risco enviado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os pontos que estão recebendo maior atenção dos agentes da Defesa Civil são as áreas onde comumente são registrados maiores incidentes, como, por exemplo, o bairro Bosque Clube.

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Andeci da Cruz Mendonça, esse trabalho é reforçado com as informações oriundas dos dois aparelhos meteorológicos usados para medir a quantidade de chuva precipitada durante determinado tempo e local. Esses informações servem para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Os aparelhos foram adquiridos por meio de uma parceria entre a Defesa Civil Municipal e o CEMADEN, em 2018.

“Os pluviômetros, como são conhecidos, foram instalados em locais estratégicos, como nas dependências da Clínica da Família, na Praça Cruzeiro, e na escola municipal Maurício Kopke, próximo a Rua Salgado Filho, no bairro Caixa D`Água”, explica.

Os moradores devem se cadastrar na plataforma para receber as mensagens de alerta.

Cadastramento – O uso de mensagem por SMS é uma das ferramentas que vem sendo usadas para manter a população informada sobre os riscos de eventos climáticos. O serviço de alerta com envio de mensagem de texto de celulares para os moradores, contém Informações sobre desastres naturais, como a proximidade de ventos fortes, tempestades, enchentes, alagamentos, deslizamentos de terras, entre outros.

Os moradores devem se cadastrar na plataforma para receber as mensagens de alerta. Para receber os avisos, basta enviar um SMS com o CEP de residência para o número 40199. A Defesa Civil responde a mensagem com uma confirmação do cadastro e envia alertas periódicos sobre situações que requerem atenção redobrada da população. O cadastramento de CEPs é ilimitado, mas somente será aceito um cadastro para cada endereço. Esse serviço é totalmente gratuito, tanto o envio de SMS quanto o recebimento dos alertas.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *