A Prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, realiza neste sábado, dia 7 de março, mais um dia de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com vacinação em dois postos centrais da cidade. O Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro,  e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Boa Esperança estarão de portas abertas, a partir das 8 horas, para atender as pessoas de seis meses a 59 anos de idade, que  são o público alvo da campanha. As pessoas que não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo, também devem se vacinar.

Sobre a doença – O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.

Contraindicações – Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Texto: Denilson Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *