Os alunos da rede municipal já estão usufruindo de todos os recursos da plataforma digital, criada recentemente pela secretaria de Educação. Desde que entrou em funcionamento, mais de dez mil pessoas já acessaram os conteúdos dessa nova ferramenta pedagógica. Além dos textos, histórias, informativos, ilustrações e vídeos educativos para alunos da creche ao 9 º ano, a novidade é que a plataforma está ganhando um espaço dedicado aos alunos surdos, com todo material de acessibilidade em Libras. O conteúdo da plataforma digital pode ser acessado no endereço eletrônico https://educacovidrb.com.br ou pelo site da prefeitura (www.riobonito.rj.gov.br).

Esse material está sendo elaborado pelos profissionais do Departamento de Educação Inclusiva. A intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a professora do Espaço Bilíngue Libras/Língua Portuguesa, Fernanda Crosoé, está montando o material em vídeo com legenda para orientar os alunos surdos para aproveitarem os conteúdos da plataforma.

“O material acessível em Libras é uma proposta integrada a plataforma digital, para que nossos alunos tenham acesso aos conteúdos mesmo estando em quarentena. Estamos viabilizando o conteúdo em Língua Brasileira de Sinais – Libras, para que os alunos surdos tenham acesso. Esse material estará disponível nos próximos dias, pois existe a necessidade de fazermos vídeos e adaptações necessárias específicas para o aluno surdo”, explica a intérprete.

De acordo com secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, além das atividades para alunos com necessidades especiais, várias atividades relacionadas a páscoa, ilustradas por historinhas contadas pelos professores, farão parte dos conteúdos da plataforma digital nos próximo dias.

“Não sabemos quanto tempo vai durar essa quarentena, mas podem ter certeza que estamos trabalhando para garantir que os alunos da rede municipal se mantenham ativos em relação aos estudos. Aproveitem esse momento em família. Que os pais estejam mais perto dos seus filhos, pois o que mais precisam nesse momento é de orientação, atenção e carinho”, afirma a secretária de Educação.

Texto: Denilson Santos

Foto: Rogério Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *