Com a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavirus, os pais estão criando uma rotina de estudos para os filhos em casa. A plataforma digital, lançada recentemente pela secretaria de Educação, se tornou uma boa opção para que os alunos da rede municipal fiquem mais ativos em relação aos estudos. Para ampliar e melhorar essa relação com os alunos, os profissionais que atuam no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e na Escola Municipal de Ensino Supletivo (EMES) criaram o Blog “Educação em Tempo de Coronavírus”, para dar suporte e visibilidade as atividades que são feitas pelos alunos.

De acordo com a Coordenadora de Projetos da EJA, Bianca Borges Melo, esse blog tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho da EJA que atende aos jovens e adultos do município. Ele funciona como um diário eletrônico, com atualizações regulares de notícias, depoimentos e atividades das escolas.

“Dentro do ensino da EJA também é oferecido o trabalho com a pedagogia de projetos, onde mais do que informar e instruir, mostra aos alunos da EJA outro papel que podem assumir dentro da escola: o de agentes do conhecimento, trabalhando a autoestima, a vontade de aprender e de estar naquele ambiente”, afirma Bianca.

Atividades Diversificadas – Na plataforma digital EDUCA COVID, os alunos do ensino da EJA e EMES encontrarão um link que serão direcionados para o Blog “EDUCAÇÃO EM TEMPO DE CORONAVÍRUS. Ao entrar na plataforma, eles deverão acessar a sua escola de origem, e dentro deste post no final da página, serão direcionados as pastas de atividades.

“O blog é um desejo de abrir as portas para o mundo virtual e para o conhecimento além da escola. Aproveitem todos os recursos, façam parte e sintam-se parte dele”, explica a Coordenadora da EJA, Gabriela Kleinsorgen.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, os profissionais de ensino vêm se empenhando para que os alunos não fiquem sem atividades, mesmo nesse período de quarentena.

“Não sabemos quanto tempo vai durar essa quarentena, mas podem ter certeza que estamos trabalhando para garantir que os alunos da rede municipal se mantenham ativos em relação aos estudos”, afirma a secretária de Educação.

Para a diretora do Departamento de Ensino, Gilsara Terena Figueiredo, esse período que as crianças estão em casa é uma boa oportunidade para os pais fortalecerem os vínculos com seus filhos.

“O nosso objetivo e levar para dentro das casas de nossos alunos as interações, as brincadeiras, as histórias, os desenhos e pinturas que norteiam as nossas salas de aulas convencionais. O nosso desejo é que as famílias se envolvam nesse processo que será de aprendizado para todos.”, explica.

Acesse o Blog “Educação em Tempo de Coronavírus”

Acesse a Plataforma Digital

Texto: Denilson Santos
Foto: Rogério Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *