No início da tarde de hoje, sexta-feira (22), a Prefeitura entregou ao Hospital Regional Darcy Vargas os respiradores e monitores que haviam sido solicitados para troca. Os modelos similares foram testados e aprovados pelo fisioterapeuta respiratório da unidade, Jesus Vander, e pelo técnico de equipamentos biomédicos que presta serviço a empresa que vendeu os produtos. Os testes foram acompanhados pela subsecretária de Saúde Ana Célia D’Ávila e pelo administrador do Hospital, Marcelo Nogueira. Ao final dos testes, todos assinaram a declaração de recebimento do equipamento, que diz:

“Atestamos que os equipamentos foram verificados e aprovados quanto à sua adequação e funcionamento. Declaramos que os equipamentos atendem satisfatoriamente ao fim proposto”.

A troca foi acordada entre a equipe do Hospital e o secretário de Saúde, Tetsuaki Kiuchi, em uma reunião na última quinta-feira (21). De acordo com o administrador do Hospital, Marcelo Nogueira, 11 médicos, 60 técnicos de enfermagem, 11 enfermeiros e 11 fisioterapeutas trabalharão na equipe para atender os pacientes com coronavírus.

Testagem

Segundo o técnico de equipamentos biomédicos, Renan Jardim, “mais de um módulo respiratório foi testado pelo fisioterapeuta (que trabalha no CTI do hospital) e aprovado. O aparelho foi entregue com circuito e mangueira, que normalmente são acessórios, por isso, se quiserem, podem começar a usar agora”, explicou.

Apelo

Ao final da entrega, a subsecretária de Saúde, Ana Célia D’Ávila, fez um apelo aos rio-bonitenses.

“Estão instalados no Hospital Regional Darcy Vargas, todos os equipamentos necessários para o tratamento de nossos munícipes que porventura sejam contaminados pelo coronavírus. Os processos para aquisição desses equipamentos, respiradores e ventiladores foram acompanhados pela Procuradoria e Controladoria do município, sob supervisão do próprio Ministério Público. Esses aparelhos e equipamentos foram entregues em perfeito estado, testados e aprovados pela equipe técnica do Hospital Regional Darcy Vargas. Lamentamos profundamente a obrigatoriedade dessas aquisições, porém, sempre colocamos e sempre colocaremos os nossos munícipes em primeiro lugar. Agradecemos a parceria com o Hospital Regional Darcy Vargas, que nos possibilitará usar o nosso Hospital de Campanha integralmente para os pacientes de menor gravidade. Sabemos que essa pandemia irá passar com o tempo. Convocamos a todos os cidadãos riobonitenses a participarem dessa luta contra uma doença que ainda estamos longe de entender e ter tratamento comprovadamente eficiente, que nos ajudem permanecendo em suas casas, evitando sair. A única maneira de não adoecer é não se permitindo ser contaminado. Por favor, ajudem a ajudar nosso corpo clínico, também cidadãos riobonitenses, que estão na linha de frente se expondo e correndo risco pela sua saúde”.

Texto: Lívia Louzada

Foto: Luis Osvaldo Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *