A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu um Notebook, uma Câmera Fotográfica, um GPS e três abafadores que serão usados no monitoramento e ações preventivas na Área de Proteção Ambiental Municipal Serra do Sambê. Os equipamentos foram doados pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), através do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), que visa promover a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa em regiões de mosaicos de Unidades de Conservação da Mata Atlântica, a fim de contribuir para a mitigação e adaptação à mudança do clima.

Esses equipamentos são frutos de uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, através do Projeto Mata Atlântica, no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima.

“O recebimento destes equipamentos fortalece a gestão da APA e o seu o grau de implementação, além de contribuir para pontuação da cidade no ICMS Verde, que é um mecanismo tributário que busca incentivar os municípios a promoverem ações de preservação dos recursos naturais, como a proteção legal de áreas naturais, entre outras, possibilitando o acesso a parcelas maiores dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em normas estaduais”, explica o secretário.

Proteção Ambiental –  APA Serra do Sambê foi criada pelo prefeito José Luiz Mandiocão em maio de 2010, com o objetivo de proteger e conservar os mananciais da bacia do Rio Caceribu, regular o uso dos recursos hídricos e o parcelamento do solo, garantindo o uso racional dos recursos naturais e protegendo remanescentes de floresta atlântica e o patrimônio ambiental e cultural da região. O local é supervisionado, administrado e fiscalizado pela secretaria de Meio Ambiente, em parceria com os órgãos federais, estaduais e não governamentais.

Além da APA Municipal Serra do Sambe, Rio Bonito também possui outros parques municipais, como o o Embratel 21, o Três Coqueiros, o da Caixa D’Água, o Morada dos Corrêas, o Rio dos Índios e o Verde Vale, no Green Valey.

Texto: Denilson Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *