Pela segunda vez em menos de 10 dias, o Hospital Regional Darcy Vargas ‘ameaça’ suspender temporariamente o atendimento do Pronto Socorro, atendimento covid e internações alegando “insuficiência orçamentária para manter o primor no atendimento para estes setores”. Em resposta ao ofício enviado à Prefeitura pelo HRDV comunicando a decisão, a Secretaria Municipal de Saúde explicou, também através de ofício, que já pagou alguns itens alegados por eles como pendente, e explicou que outros recursos ainda não chegaram aos cofres municipais, impedindo assim que o repasse seja feito. A resposta da Secretaria de Saúde também foi enviada ao Conselho Municipal de Saúde e ao Ministério Público. Segue em anexo ofício do Hospital e a resposta da Prefeitura.

Por conta disso e com a intenção de dar transparência aos munícipes sobre os valores destinados ao Hospital Regional Darcy Vargas para o custeio dos leitos covid de Rio Bonito, a Secretaria de Saúde está disponibilizando as informações abaixo. Diferente do convênio tradicional para atendimento de emergência que a Prefeitura tem com a unidade, em que são pagos os valores referentes somente ao número de atendimentos feitos, para os leitos covid a pactuação foi feita de outra forma. O convênio foi firmado para que o HRDV recebesse 100% do valor, pela disponibilidade dos leitos, mesmo quando não atendesse essa porcentagem, e segundo a Secretaria, assim vem sendo feito.

Um exemplo disso é o mês de agosto, quando o HRDV recebeu 100% do valor para custeio dos leitos de enfermaria covid, mas só atendeu pouco mais de 32%. A secretária de Saúde, Ana Célia D’Ávila explica que o convênio foi feito dessa forma porque não havia como estimar quantas pessoas poderiam ser atendidas. E pondera ainda que ficou surpresa algumas vezes quando recebeu a informação de que o hospital faria a interrupção dos atendimentos, caso os valores pactuados não fossem pagos.

“Não consigo entender como eles dizem que não há dinheiro, se pagamos o valor integral. Pagamos por 100% dos leitos ocupados inclusive nos meses em que não havia ocupação total. E em relação a covid estão querendo pagamento duplicado, pois está em dia, pagamos inclusive antecipado”, indaga a secretária.

Ocupação das diárias dos leitos covid no Hospital Regional Darcy Vargas:

UTI Covid

Junho – 81,33%
Julho – 91%
Agosto – 93%
Setembro – 34%
Outubro – 52,67%
Novembro – 67,33%

Leitos clínicos covid

Junho – 54,4%
Julho – 40,48%
Agosto – 32,38%
Setembro – 11,90%
Outubro – 11,90%
Novembro – 14,76%

 

* Foto da internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *