Você já pensou em ser um doador de sangue? O Núcleo de Hemoterapia de Rio Bonito está precisando de doadores de sangue O+ e O-. Neste período de pandemia o numero de doadores diminuiu bastante e o estoque de sangue está em baixa. Em média, recebe três pessoas por dia para doar sangue, bem abaixo das 12 a 15 doações diárias necessárias para manter o estoque cheio e atender a demanda. O núcleo de hemoterapia de Rio Bonito está solicitando se tornou referência no fornecimento de sangue para vários municípios como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, no entanto a maioria do sangue coletado segue para atender a demanda do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito.

A grande parte do sangue que o Hemonúcleo recebe vem de doações de familiares de pacientes internados numa unidade hospitalar que precisam de sangue por motivos de doença ou cirurgia. As doações voluntárias ainda são em número bem pequeno. Para ser um doador é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter nenhuma doença crônica ou autoimune. É necessário estar alimentado, porém deve-se evitar consumir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. É importante que se tenha dormido bem à noite e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Pessoas com sintomas gripais devem aguardar 15 dias para doar; Quem teve contato com pessoas suspeitas ou casos confirmados de Covid-19, aguardar 15 dias para doar; Quem teve Covid-19, de forma leve, pode doar depois de 30 dias de recuperado. Além disso, quem teve Covid-19, com complicações mais graves, só podem doar depois de 12 meses.

“Nesse momento, com nosso estoque crítico, estamos precisando de todos os tipos de sangue: O, B, AB e O (positivo e negativo. Todos os grupos de doadores podem nos procurar e fazer a doação. A nossa situação está complicada, pois tem dias que não aparece ninguém para doar sangue”, afirma a diretora administrativa do Hemonúcleo, Patrícia de Azevedo Carvalho de Almeida.

O Hemonúcleo de Rio Bonito está localizado na Rua Martinho de Almeida 222, Mangueirinha, e funciona de segunda a sexta de 8 às 11h30, para cadastro de doação. Quaisquer dúvidas ou informações, ligar para 2734-9705.

Texto: Denilson Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *