O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Essa data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

A água é essencial à vida no planeta e, embora seja um recurso renovável, seu consumo excessivo, aliado ao desperdício e à poluição, vem causando um déficit global, em grande parte invisível.

O Brasil conta com recursos hídricos em abundância, o que levou à disseminação de uma cultura de despreocupação e desperdício de água. No entanto, o País enfrenta problemas gravíssimos: muitos cursos d’água sofrem com poluição por esgotos domésticos e dejetos industriais e agrícolas, e falta proteção para os principais mananciais.

Em Rio Bonito não é diferente, considerado o berço das águas da região, conta com recursos hídricos em abundância – uma rede hidrográfica extensa, oriunda de nascentes encontradas nas encostas da Serra do Sambê e Tomascar. O município é recortado por rios que fazem parte das Bacias Hidrográficas dos rios Caceribu e São João. Mas, apesar de contar com diversos mananciais e uma vasta vegetação protetora, o crescimento urbano provoca a poluição dos recursos hídricos, causando preocupação com a contaminação por lixo e produtos tóxicos e o lançamento de esgoto doméstico, assim como as ações de queimadas e desmatamentos diminuem a capacidade de produção.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem intensificando as ações de fiscalização junto aos remanescentes da Mata Atlântica e vai aumentar a preocupação sobre a manutenção das nascentes e cursos d’água.

Faça sua parte. Mantenha a limpeza da sua fossa em dia, evite o desperdício de água, ajude na preservação da natureza.

Ajude-nos a fazer um ambiente melhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *