Os guardas municipais que fazem parte do Departamento Geral de Trânsito (Degetran) de Rio Bonito estão participando do curso de atualização de agente de trânsito ministrado pelo Detran-RJ. O curso, que é obrigatório, começou na segunda-feira (19) e consta na Portaria do Denatran nº 94/2017 que prevê a necessidade de capacitação em curso especializado para os profissionais que executem as atividades de fiscalização nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. O curso possui uma carga horária de 32 horas/aulas e está sendo ministrado pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran, no 14º andar da sede do departamento, no Centro do Rio.

O curso é composto de aulas de atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do manual de fiscalização, Ética Profissional, Cidadania e Trânsito, além de técnicas de abordagem e operações, entre outros temas.

“É muito importante essa iniciativa do Detran de possibilitar aos municípios capacitar seus agentes de trânsito, com o objetivo de integrar as ações de todos os agentes responsáveis pelo setor. É fundamental que essas atualizações sejam dadas de forma contínua”, garante o prefeito Leandro Peixe.

Na foto o Diretor de Educação do Detran, Rodrigo Varejão, o Diretor Degetran, Daniel Vieira, a Coordenadora de Educação, Ana Paula Costa e o Assessor de Coordenadoria, Erick.

O objetivo do Detran é capacitar profissionais que exercem as funções de fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo de trânsito, para que se tenha uma uniformidade de atuação, seja de competência municipal ou estadual.

“A lei está sempre mudando e os agentes têm de acompanhar essas mudanças.  Esse curso é importante para atualizar os conhecimentos dos nossos agentes que não fazem essa atualização desde 2015. Além disso, essa integração com o Detran/RJ promove mais segurança ao trânsito no Estado do Rio”, afirma secretário de Segurança e Ordem Pública de Rio Bonito, Rafael Sodré.

Texto: Denilson Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *