A coordenação da UPA de Rio Bonito organizou uma série de palestras em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem. O evento teve início às 10h no Auditório da Sede Administrativa da Prefeitura Municipal de Rio Bonito.

A abertura da apresentação foi realizada pelo Coordenador Geral da Upa, Diones Rocha, que convidou a Psicóloga Rosane Tinoco para iniciar a primeira palestra abordando o tema “Lidando com a ansiedade em tempos de pandemia”.

Na parte da tarde, às 14h, foi iniciado um Treinamento Teórico e Prático ao Atendimento a Parada Cardiorrespiratória (PCR). O enfermeiro e coordenador do Samu, Vanderlei Campos, fez a abertura da segunda parte e convidou o Instrutor do Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP), Fábio de Sá, para tratar de assuntos relacionados as Emergências Cardiológicas e discorreu sobre suas diferenças que constam: vítima inconsciente, com pulso e respirando; vítima inconsciente, com pulso e sem respiração (Parada Respiratória) e vítima inconsciente, sem pulso e sem respiração (Parada Cardiorrespiratória).

Em seguida, a enfermeira e coordenadora de motolância do Samu, Shirley Teles, dissertou sobre o Suporte Avançado de Vida (SAV) e os cuidados com pacientes e equipe, dentre eles, procedimentos de pronto socorro interno ou externo e aplicação de medicações.

Uma “mesa redonda” foi composta por enfermeiros representes da cidade e regiões. Rio Bonito foi representado pela secretária de Saúde Daiana Albino, o Coordenador Geral da Upa Danilo Matos e Selma Ferreira do Hospital Regional Darcy Vargas, Rita Célia de Silva Jardim e Dilciléia Santana de Tanguá.

A homenagem teve encerramento às 17h pelo Coordenador Geral da Upa, Diones Rocha, após dinâmicas e sorteios de brindes para a equipe. Ele ainda enfatizou sua alegria ao prestigiar todos os enfermeiros pela data comemorativa.

Matéria: Silas Madeira
Fotos: Nilton Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *